Maior centro de Implante Coclear e de Reabilitação Auditiva do Centro-Oeste.

EQUILÍBRIO – REABILITAÇÃO DO PACIENTE VERTIGINOSO

A Reabilitação Vestibular é um método terapêutico moderno, fisiológico que visa restabelecer funcionalmente o equilíbrio corporal e a orientação espacial (Bittar, Pedalini e Formigoni, 2000).

Compreende a um grupo de exercícios físicos que desencadeiam a adaptação vestibular, base fisiológica da Reabilitação Vestibular que envolve a habituação e a compensação. Estes processos possibilitam normalizar as respostas reflexas mantenedoras do equilíbrio, tanto por meio do restabelecimento do processamento vestibular normal, como também por meio do estabelecimento de novas integrações entre as estruturas funcionais do equilíbrio.

A Reabilitação Vestibular promove a estabilização visual nos movimentos cefálicos, melhora a integração vestibulovisual durante a movimentação cefálica, amplia a estabilidade postural e dinâmica e diminui a sensibilidade durante movimentação cefálica (Caovilla e Ganança 1998).

Os exercícios de Reabilitação Vestibular têm sido utilizados, com sucesso, nos casos de desequilíbrio, promovendo o controle postural estático e dinâmico, reduzindo significativamente as quedas, e conseqüentemente, melhorias nas habilidades funcionais e resultando na segurança e independência na realização das atividades diárias.

O Programa de Reabilitação Vestibular compreende as “Avaliações Instrumentais Específicas”, “Orientações Nutricionais”, “Orientações Preventivas ao Risco de Quedas”, “Exercícios Específicos”, tais como Vestibulares, Oculomotores, Extero-proprioceptivos, Optovestibulares e Globais e orientações sobre a realização continuada dos exercícios em casa.

Deixe um Comentário