Maior centro de Implante Coclear e de Reabilitação Auditiva do Centro-Oeste.

Reabilitação Pós Implante Coclear

Reabilitação Pós Implante Coclear

A habilitação ou reabilitação auditiva, em usuários de Implante Coclear (IC), têm como principais objetivos o treinamento auditivo para que possam ocorrer, com o máximo resultado satisfatório, o desenvolvimento da linguagem oral e das habilidades auditivas, para assim, possibilitar uma comunicação efetiva e um adequado desenvolvimento global do individuo.

Para que se possa alcançar o objetivo proposto, são utilizadas abordagens terapêuticas específicas de acordo com a época de aquisição da deficiência auditiva e a idade do paciente, para assim, maximizar o desempenho das habilidades auditavas com o IC.

A terapia fonoaudiológica deve ser, preferencialmente, realizada em sessões individuais, com freqüência de duas a três sessões por semana.

O planejamento terapêutico é realizado de acordo com as necessidades do indivíduo em questão, ou seja, uma conduta nunca é igual a outra.

É necessário ressaltar que o sucesso de um tratamento desse porte não pode ser atribuído a apenas um profissional.

Toda uma equipe está envolvida nesse trabalho constante, desde a avaliação audiológica, terapia fonoaudiológica e a cirurgia para o IC. Estes profissionais são: Otorrinolaringologistas, Fonoaudiólogos, Psicólogos e Assistentes Sociais. Por isso a reabilitação fonoterápica pós implante coclear é crucial para o bom desenvovimento da criança ou adulto usuário de implante coclear.