Médico dá dicas para amenizar os efeitos do calor no organismo
População do DF sofre com altas temperaturas.há mais de uma semana. Não há previsão de chuva para esta quarta e quinta-feira, segundo INMET
Nesta terça-feira (23), o Distrito Federal teve a maior temperatura registrada em 2018. De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (INMET), os termômetros chegaram a marcar 33,1°C no final da tarde de ontem. O DF completa nesta quarta-feira (24) oito dias sem chuvas, o que torna o tempo ainda mais seco nesta semana.
As altas temperaturas aliadas à falta de chuvas e baixa umidade podem afetar diretamente a saúde. Por isso, alguns cuidados são essenciais para amenizar os efeitos colaterais do calor. De acordo com o otorrinolaringologista Jairo de Bairros, os primeiros sintomas do clima quente são a secura no nariz e na boca. “Nessa época do ano, é comum sentir a boca e o nariz secos. Por isso, a hidratação e o consumo de água são fundamentais para a manutenção do organismo”, comenta o especialista do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (IBORL).
Para saber qual é a quantidade exata de água que o seu corpo necessita, a dica é ficar atento na cor da urina. “O quanto de água que alguém precisa ingerir em um dia pode variar de uma pessoa para outra. Se a urina estiver com cor forte é preciso consumir mais líquido, se estiver clara, a quantidade é ideal”, exemplifica.
Além do consumo de líquido, Barros elencou outras medidas que podem ser tomadas no cotidiano para melhorar a qualidade da saúde nos dias quentes e secos. O umidificador de ar, quando bem utilizado, é sempre útil para manter o equilíbrio do ar, na falta dele, pode-se utilizar uma toalha úmida no ambiente que você permanecerá por mais tempo. Além disso, é essencial lavar o nariz algumas vezes durante o dia com soro. Quem preferir pode hidratar as narinas com o uso de pomadas (como Bepantol, óleo Jonhson’s) e até azeita de oliva – alternativa mais natural que pode inclusive ser usada com os bebês.
Apesar do calor, é bom evitar longas exposições ao ar condicionado, já que o aparelho retira a umidade do ar e pode prejudicar ainda mais o organismo. Outros cuidados como, lavar as mãos utilizando água e sabão várias vezes ao dia, priorizar o consumo de comidas leves e saudáveis e também evitar a exposição ao sol entre as 10h e 16h devem ser fazer parte da rotina dos brasilienses nessa época do ano.