Encorajar para Reabilitar: Um olhar afetivo para o paciente
Encorajar para Reabilitar: Um olhar afetivo para o paciente
Encorajar para reabilitar é curso teórico-vivencial que tem como objetivo usar conceitos e ferramentas da Disciplina Positiva e Comunicação não-violenta para auxiliar pais e profissionais da saúde a lidarem com os desafios do dia a dia e da prática clínica com a criança de maneira mais leve, respeitosa e encorajadora.
O curso convida, por meio de fundamentação teórica, vivências e técnicas práticas, adultos e crianças a desenvolverem e/ou aprimorarem suas habilidades sociais, emocionais e de comunicação, promovendo o comprometimento com o tratamento e melhorando o relacionamento entre as pessoas.
Durante o processo de reabilitação, pais e profissionais, muitas vezes, têm dificuldade em estimular o comprometimento da criança tanto nas sessões quanto em casa. Na busca de realizar com eficácia as atividades propostas, adotam, sem perceber, posturas que desencorajam as crianças e prejudicam, a longo prazo, o seu senso de autovalor. Comportamentos desencorajadores incluem resgatar, superproteger e controlar, mesmo que realizados em nome do amor e do zelo.
As crianças são ótimas observadoras, entretanto, diante de atitudes de “recompensa” ou imposição (autoritarismo) do adulto, podem ter uma interpretação equivocada sobre si mesmas e sobre seus relacionamentos. Elas podem, baseadas no comportamento dos adultos, acreditar que são incapazes ou se sentirem desencorajadas a participar ativamente do processo de reabilitação. Por outro lado, quando o adulto empodera a criança, ela aprende habilidades que precisa para ter poder sobre sua própria vida e sente alegria por contribuir com os outros (e se comunicar com os outros, no nosso caso!).
- Disciplina Positiva: conceitos e fundamentos
- Os critérios para uma disciplina efetiva
- As percepções e habilidades significativas necessárias ao desenvolvimento de pessoas
- capazes
- O cérebro da criança
- A criança além do diagnóstico
- Comportamentos desafiadores x habilidades para a vida
- Decodificando o mau comportamento: crença por trás das atitudes da criança
- Comportamentos inocentes x comportamentos socialmente motivados
- Encorajamento como forma de estímulo à reabilitação
- Ferramentas práticas da Disciplina Positiva com adaptações de comunicação para crianças com deficiência.
Ana Cristina Coelho: Fonoaudióloga, mestre e doutora em ciências da saúde, educadora parental certificada pela Positive Discipline Association (PDA/USA), Ana Cristina é uma entusiasta do ensino e pesquisa. Há três anos se tornou mãe da Isabela, o que a impulsionou para uma jornada sobre uma forma respeitosa de educar. A Disciplina Positiva foi a resposta. E daí surgiu a ideia de utilizar as ferramentas dessa abordagem como uma forma de encorajar pais e pacientes no processo terapêutico. Disso surgiu o compromisso de levar essa mensagem aos seus colegas de profissão e outros profissionais da saúde com o projeto Reabilitar com Afeto.
Laila Tonelli: Relações Públicas, educadora parental certificada pela Positive Discipline Association (PDA/USA), facilitadora de Círculos Empáticos e aprendiz de Comunicação Não violenta, Laila vivenciou jornadas de Comunicação Não Violenta com treinadores certificados pelo The Center for Nonviolent Communication (CNVC). Há mais de 18 anos contribui, voluntariamente, na educação de crianças e jovens. É mãe do Arthur e da Luísa e idealizadora do Viver com Afeto – projeto criado com o objetivo de promover a felicidade e a cultura da paz por meio da Disciplina Positiva e da Comunicação Não violenta.
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Descrição
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Encorajar para reabilitar é curso teórico-vivencial que tem como objetivo usar conceitos e ferramentas da Disciplina Positiva e Comunicação não-violenta para auxiliar pais e profissionais da saúde a lidarem com os desafios do dia a dia e da prática clínica com a criança de maneira mais leve, respeitosa e encorajadora.
O curso convida, por meio de fundamentação teórica, vivências e técnicas práticas, adultos e crianças a desenvolverem e/ou aprimorarem suas habilidades sociais, emocionais e de comunicação, promovendo o comprometimento com o tratamento e melhorando o relacionamento entre as pessoas.
Durante o processo de reabilitação, pais e profissionais, muitas vezes, têm dificuldade em estimular o comprometimento da criança tanto nas sessões quanto em casa. Na busca de realizar com eficácia as atividades propostas, adotam, sem perceber, posturas que desencorajam as crianças e prejudicam, a longo prazo, o seu senso de autovalor. Comportamentos desencorajadores incluem resgatar, superproteger e controlar, mesmo que realizados em nome do amor e do zelo.
As crianças são ótimas observadoras, entretanto, diante de atitudes de “recompensa” ou imposição (autoritarismo) do adulto, podem ter uma interpretação equivocada sobre si mesmas e sobre seus relacionamentos. Elas podem, baseadas no comportamento dos adultos, acreditar que são incapazes ou se sentirem desencorajadas a participar ativamente do processo de reabilitação. Por outro lado, quando o adulto empodera a criança, ela aprende habilidades que precisa para ter poder sobre sua própria vida e sente alegria por contribuir com os outros (e se comunicar com os outros, no nosso caso!).
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Programação
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Curso teórico-vivencial, com carga horária total de 08h/a.
- Disciplina Positiva: conceitos e fundamentos
- Os critérios para uma disciplina efetiva
- As percepções e habilidades significativas necessárias ao desenvolvimento de pessoas
- capazes
- O cérebro da criança
- A criança além do diagnóstico
- Comportamentos desafiadores x habilidades para a vida
- Decodificando o mau comportamento: crença por trás das atitudes da criança
- Comportamentos inocentes x comportamentos socialmente motivados
- Encorajamento como forma de estímulo à reabilitação
- Ferramentas práticas da Disciplina Positiva com adaptações de comunicação para crianças com deficiência.
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Facilitadoras
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Ana Cristina Coelho: Fonoaudióloga, mestre e doutora em ciências da saúde, educadora parental certificada pela Positive Discipline Association (PDA/USA), Ana Cristina é uma entusiasta do ensino e pesquisa. Há três anos se tornou mãe da Isabela, o que a impulsionou para uma jornada sobre uma forma respeitosa de educar. A Disciplina Positiva foi a resposta. E daí surgiu a ideia de utilizar as ferramentas dessa abordagem como uma forma de encorajar pais e pacientes no processo terapêutico. Disso surgiu o compromisso de levar essa mensagem aos seus colegas de profissão e outros profissionais da saúde com o projeto Reabilitar com Afeto.
Laila Tonelli: Relações Públicas, educadora parental certificada pela Positive Discipline Association (PDA/USA), facilitadora de Círculos Empáticos e aprendiz de Comunicação Não violenta, Laila vivenciou jornadas de Comunicação Não Violenta com treinadores certificados pelo The Center for Nonviolent Communication (CNVC). Há mais de 18 anos contribui, voluntariamente, na educação de crianças e jovens. É mãe do Arthur e da Luísa e idealizadora do Viver com Afeto – projeto criado com o objetivo de promover a felicidade e a cultura da paz por meio da Disciplina Positiva e da Comunicação Não violenta.
- Data
a definir
- Duração
08:00 às 17:30
08h/a
- Local
IBORL – Brasília – DF
- Coordenação
Profa. Ana Cristina Coelho
Profa. Laila Tonelli
- Inscrições e Valores
R$ 440,00
*Pagamento por boleto ou cartão de crédito